Deputado quer permitir dedução do IR de gasto com nutricionistas, profissionais de educação física e academias
Deputado quer permitir dedução do IR de gasto com nutricionistas, profissionais de educação física e academias A proposta foi apresentada através de uma emenda à MP que altera a tabela mensal do Imposto de Renda

O deputado federal Felipe Carerras (PSB/PE) protocolou uma emenda à Medida Provisória 1206/24 que aumenta a faixa de isenção do Imposto de Renda para permitir que gastos com nutricionistas, profissionais de educação física e academias sejam deduzidos da base de cálculo do Imposto de Renda.

Na opinião do parlamentar, não há financiamento adequado para políticas públicas de promoção da atividade física e combate ao sedentarismo. “Hoje já existe uma lei permitindo que você faça a dedução do imposto de renda com despesas médicas, psicológicas, odontológicas e outras. Queremos ampliar a lista estimular a sociedade a abraçar um estilo de vida que rema contra o sobrepeso e a obesidade - condições que, juntas, afetam mais de 50% da população brasileira”, disse o deputado Felipe Carreras.

Carreras justifica que essa pode ser uma chave para muitas questões relacionadas à saúde. “A prática regular de exercício e uma dieta balanceada pilares essenciais para evitar o excesso de peso, que abre portas para problemas de saúde como diabetes, hipertensão e tantos outros. Promoção da saúde não é custo, é investimento”, concluiu o pernambucano.

"Essas leis dialogam com a possibilidade de mais pessoas terem acesso à prática de exercício físico e aos cuidados com alimentação, duas atitudes essenciais para prevenirmos doenças e, consequentemente, reduzirmos despesas hospitalares", comenta Carreras.

A MP 1.206/2024 foi publicada neste mês em edição extra do Diário Oficial da União e deve ser analisada pelo Congresso Nacional em um prazo de até 120 dias.

Leia a notícia Veja no Insta